domingo, 26 de setembro de 2010

Paciência



s.f. Virtude que faz suportar com resignação a maldade, as injúrias, as importunações etc.
Perseverança, constância.
Perder a paciência, começar a não poder mais esperar, suportar ou procurar.
Revestir-se de paciência, esperar com calma.
Nome de certo jogo de cartas.



Nada te perturbe
Nada te espante
Tudo passa
A paciência tudo alcança
Nada me perturbe
Nada me espante
A quem tem Deus nada falta
Só Deus basta.

Santa Teresa D'ávila


Os dias passam e nada de um emprego. Não achei que seria difícil assim. A paciência está indo embora, dando lugar a uma ansiedade que não me deixa dormir. Sei que tudo tem seu tempo, que Deus está guardando algo de bom para mim, que o tempo dele é diferente do meu e tudo mas entendam essa espera é angustiante !


Só quem espera entende minha aflição... pergunta para uma mulher grávida, prestes a dar a luz, como ela se sente... pergunta para uma pessoa que está se tratando de uma doença como se sente... pergunta a uma mãe (ou pai) cujo filho (a) está desaparecido para ver como eles se sentem... pergunta para alguém que está procurando seu bicho de estimação que fugiu como ele se sente... a gente só quer que tudo acabe logo e nosso objetivo seja atingido. É o que quero. E é preciso P-A-C-I-Ê-N-C-I-A !



PS: Alguém pode me dizer como faço para sumir esse sublinhado ? Ainda mais isso agora pra me tirar a paciência !

domingo, 19 de setembro de 2010

Resultado de algumas resoluções



Faz quase um mês que escrevi o post passado e algumas coisas começaram a mudar aqui em casa. Pelo menos não existe mais briga por conta das louças sujas pois agora cada um lava o que sujou. E sabe por quê ? Porque eu me impus.

Não pensem que foi fácil ! Ouvi muitas reclamações, aconteceram brigas e tive aborrecimentos mil mas enfim, minha família entendeu que cada um deve lavar aquilo que sujou. E isso eu farei estender pelo resto da casa : agora, quem bagunçar, que arrume ! Foi um desgaste enorme e algumas vezes eu me perguntava se valia a pena tanta aporrinhação mas acabei percebendo que valeu sim. Aprendi a me impor, agora sou respeitada e aos poucos vou mudar muitas coisas por aqui. E levarei essa lição para outros setores da minha vida.

Aproveitando a situação da louça acabei levantando muitas questões mais importantes. Estou exigindo tratamento igual... sei que vai demorar um pouco, ou muito, mas acabarei conseguindo o que eu quero. Não vou admitir ouvir certas coisas que não mereço, não vou admitir ser tratada diferente, quero respeito; não vou admitir que usem o meu desemprego para me humilhar e me jogarem "favores" na cara. Não mesmo ! Essa história de " me respeite por que sou sua mãe/pai" só tem validade quando seus pais também respeitam você... do que adiante eu respeitar se sou mal tratada ?

Meu irmão precisa tomar um choque de realidade e entender que a roupa não aparece lavada, passada e arrumada no armário por um milagre de Deus e sim por que alguém catou a roupa que ele largou em cima da tampa do cesto, colocou na máquina, lavou, estendeu, recolheu, passou, dobrou e guardou no armário dele. Ele precisa aprender a valorizar o trabalho alheio e a dar a sua ajuda, nem que seja a mínima. Ok, ele trabalha fora, certo, entendo mas isso não o impede de lavar o que suja, colocar a roupa dele dentro do cesto, manter as coisas arrumadas e organizadas (já que eu tenho o trabalho de fazer isso). Tem vezes que eu me sinto pior que uma empregada por que elas fazem as coisas uma vez só e você reclama, elas somem. Já eu, faço coisas todos os dias.

Se meus pais educaram meu irmão de forma diferente da minha, então, eles que tratem de reparar o erro porque a escravidão já foi abolida há tempos. E que tratem de jogar as coisas na cara dele, como fazem comigo.

A escravidão acabou !