quinta-feira, 2 de junho de 2011

Conceitos que mudaram ao longo dos tempos - Amizade -

Houve uma época não muito distante em que os homens dividiam as mulheres em : mulher para namorar ("namorar" era um eufemismo para a palavra "transar" e elas eram consideradas vagabundas) e a mulher para casar. Muito simples, as mulheres com as quais eles "tiravam um sarro" e transavam eram para "namorar" (passar o tempo, seriam as "mulheres lanchinho "de hoje) e as suas namoradas, virgens, presas em casa e inocentes eram para "casar".

Quem é para "namorar" e quem é para casar ?

Hoje essa situação mudou um pouco. A mulher não precisa ser virgem para casar e muitas nem mesmo querem isso. Homens hoje se casam com mulheres sendo virgens ou não, casam até mesmo com prostitutas declaradas ou não se casam.


O que isso tem a ver com amizade ?


Pode parecer esquisito mas hoje eu tive esse estalo. Comecei a pensar que o conceito de amizade é mais ou menos como o conceito de mulher antigamente.Só que de uma forma diferente. Existem amigos pra beber (para os momentos felizes) e os amigos pra valer (momentos tristes, desabafos, para todas as horas).

Amiga pra beber ou amiga pra valer ?

Depois dessa mudança financeira na minha vida eu tenho tido a triste confirmação de que meus amigos eram apenas amigos para sair. Por que depois que fiquei desempregada eu nunca mais soube deles. Acho que tinha já falado que a freqüência de telefonemas diminuiu bastante mas ultimamente parei de se procurada. Mesmo procurando eu me vejo sem retorno. E decidi nunca mais ligar para eles.

Eu olho nas redes sociais e me vejo sem nem ao menos um recadinho e noto as fotos em saídas onde só falta eu. Todos estão lá, menos eu. Eu virei uma amiga "para desabafar". Não poderia ser as duas coisas, eu ser amiga para tudo ?

Não sei se algum dia foram meus amigos, eu sei que eu fui amiga deles em todas as ocasiões. O mesmo não posso dizer. Não sei se tenho amigos e se algum dia terei. Estou triste, com um sentimento que não sei o que é pois eu nunca senti antes. Sinto-me rejeitada. Desconfiada.

Acho que estou tão decepcionada que já nem sinto dor. Eu acho que não tenho mais amigo algum e não sei mais diferenciar as coisas... como saber quem é amigo da gente hoje em dia ? Vocês sabem ? Ninguém mais se importa com ninguém. Parece que só tem valor quem tem algo a oferecer; amizade desinteressada é algo que parece não existir mais.

14 comentários:

  1. Olá, cheguei aqui através da Dama, como sou aquele tipo desagradavel de pessoa que em três tempo conhece todo mundo, fala com todo mundo e derivativos, consequentemente já vivi todo tipo de amizade e consequentemente também já me decepcionei tanto que nem sinto mais dor... Já fui tão passada para trás, esquecida, enganada, transformada em amiga para desabafar que é esquecida nas horas de curtir que fiquei calejada, olho com descrença para 98% de manifestações de amizade, não acredito em muita coisa...

    Mas, depois de tudo que já vivi nesses poucos anos, eu sei que tenho amigos, pouquinhos,sou capaz de contabilizar eles nos dedos de uma mão, mas eles existem e são fieis dentro dos limites do possivel.

    Enfim, não sei, porém suspeito, que em tempo vc vai encontrar pessoas verdadeiras, amig@ para todas as horas.

    ResponderExcluir
  2. Assim como a Pandora, cheguei aqui por causa do post da Dama.
    Entendo sua tristeza, já passei por isso quando me mudei do bairro onde morava parei de passar pelo bar onde passava todo dia e parei de ser chamada para festas e tal...
    Mas de lá ficaram alguns amigos que mesmo longe, me procuram, me ligam, saem comigo e pensam em mim quando ficamos muito tempo sem nos vermos.
    O que você pode tirar disso tudo, quando essa tristeza passar, porque vai passar, é que, você vai sim encontrar amigos pra valer, quem sabe até já tem!
    Minha mãe dizia: amigos, poucos e bons!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá gente,observaram que quase todos que tem um comentário neste post são pessoas que com poucos amigos(as)e desseludidas. Mas a vida é assim mesmo,e vamos aprendendo com o tempo descobrindo que as pessoas que se encontra nos bares são colegas,amigos te coloca pra cima,te liga preoculpa-se com você e tudo mais. Observe se você também não se distanciou deles,uma perda em nossas vidas faz com com nos distanciemos dos amigos,sem prestar-mos atenção.

      Excluir
  3. Muito legal seu texto mas realmente amizade desinteressada esta virando algo raro de se encontrar. Nao sou daquelas que tem muitos amigos, mas apesar de serem poucos sei que eles valem por mtos.

    ResponderExcluir
  4. Tbm cheguei pela Dama...
    Nossa, Ella, acho que quem saiu perdendo foram eles, que de fato, nao mostraram sem teus amigos de verdade. Vc tem é que andar por novos lugares, respirar novos ares e quem sabe assim, criar novas e mais verdadeiras amizades. De repente, surge um novo trampo e aí, se os falsos voltarem, é a su vez de pensar se os aceita ou nao.

    ResponderExcluir
  5. E eu também vim pela Dama. Viu eu escrevi um post sobre isso motivado por vocês. Dá uma conferida lá e depois me diga o que achou, pode ser ?;)

    http://umgurientregurias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Sei que sempre tive poucos amigos, pois há tempos tenho esse receio. Mas sinceramente, se alguém me deixa, sofro de imediato, mas peso na balança a veracidade de quem eu fui com eles, quando na balança, isso pesa mais.

    ResponderExcluir
  7. Bem vc disse algo interessante, vejo nas redes sociais, as pessoas alegres e felizes menos eu. Já percebeu que o ser humano faz de tudo para ser aceito, passar a impressão de que estatudo bem, esta feliz, alegre, super alto astral na balada e depois estampa isso nas redes sociais? Na verdade isso nem sempre ocorre, eu saio festo e depois coloco as fotos todo mundo fala nossa como vc ta bem, feliz alegre...uuuhuuuullll. Eu penso nem é tudo isso, nem estou tão bem assim. E o fato de vc estar desempregada influencia nos programas q vc fazia antes... mas não significa que nao gostam de vc, até gostam...mas por não poder acompanha-losé que vem esta tristeza toda. Vai passar...

    ResponderExcluir
  8. Fico triste de ver que as coisas estão assim... Não feche a porta para os outros. Se as pessoas que te magoaram não souberam ser amigos de verdade, saiba que eles existem sim. Abra espaço para novas amizades que elas virão. Nem sempre é fácil vencer a barreira inicial que uma pessoa impõe às outras, então não crie uma. Uma boa maneira de conhecer pessoas e sair de casa fazer algum curso de qualquer coisa, estudantes tendem a ser colaborativos :)

    ResponderExcluir
  9. Lindona,

    esse mundo anda mesmo uma selva. Mas acho que as pessoas não estão piores só estão todas perdidas. Está todo mundo muito mais superficial. Antes você podia contar com um casamento, filhos, hoje ninguém quer mais consolar ninguém e que se dane quem estiver triste, porque mesmo triste é preciso fazer cara de feliz.

    Espero que esteja melhor e que volte a escrever aqui, tá?

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. bom dia Ella...obrigado pela visita, pelos elogios...

    Volte sempre...sinta-se em casa....rs

    bj

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde!!!
    Passando para conhecer seu cantinho.
    Beijinhos
    juniorypriscila@hotmail.com
    http://contoseroticosdejuniorypriscila.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Uai, você disse que voltou, mas cadê vc?hehe

    ResponderExcluir
  13. EIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…

    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre (silvio) de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (silvio) venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele (silvio) não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

    Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo, sinta-se à vontade para interagir. Seu comentário com certeza me trará alguma ajuda. Participe, comente, critique, dê palpites, me aconselhe. Obrigada a todos que estão de alguma forma me ajudando !

*Comentários ofensivos ou inadequados serão deletados automáticamente. Falta de educação, não ! Obrigada !